segunda-feira, 28 de maio de 2012

Eu destralho, Tu destralhas...

No inicio do ano escrevi no meu facebook pessoal um texto que colo aqui:

"DESTRALHAR, gosto tanto deste verbo!


Eu destralho, tu destralhas... e todos devíamos destralhar frequentemente, só nos apercebemos da quantidade de tralha que vamos guardando quando temos de esvaziar toda uma divisão por algum motivo (pinturas, obras) e bem vistas as coisas não precisávamos nem de metade para viver...

Nunca achamos as nossas casas grandes demais e sempre pensamos que devíamos ter mais uma divisãozita e mais uns armários certo? e eu até nem sou muito de guardar tralha, muito menos vivo OU concordo com a teoria do provérbio que é no meu entender do mais feio que há: "guarda o que não presta, acharás o que precisas"... mas mesmo assim quem não tiver o seu pequeno amontoado de tralha que atire a primeira pedra.

Destralhar só trás vantagens, e no final a sensação de leveza... as gavetas com espaço a abrir e fechar na perfeição, encontrar as coisas sem stress, espaços mais amplos e sem confusão visual admito que me fazem esboçar um sorriso (meio) parvo Vá, e isto de pensar nos benefícios do "destralhamento" faz-me pensar mais umas 20 vezes antes de adquirir alguma coisa.

Ah e isto não vale só nas gavetas lá de casa, no campo emocional por vezes há também compartimentos que precisam ser destralhados, coisas que não prestam precisam ir para o lixo, "gavetas" limpinhas e arejadas é o que se quer."


Estou numa fase em que gosto de tudo mais clean, em que não quero coisas que pesem na minha vida, em que tenho consciência de que o Acumulo das coisas não nos faz mais Felizes e isso tem-se reflectido cá em casa, há meses que me desfaço de coisas que não preciso e só me ocupam espaço, esvaziei completamente o meu escritório que era a divisão mais atolhada de coisas,  e recentemente descobri blogs que me têm inspirado, nunca tinha ouvido falar de minimalismo  e não o sou, mas a minha busca por um estilo de vida mais simples e sustentável levam-me a encontrar e gostar cada vez mais  blogs que abordam o tema.
Uma boa semana a todos

21 comentários:

  1. Também estou a ganhar coragem!!! É incrível a forma como nos apegamos a coisas que depois se vem a revelar de uma inutilidade doida!!! Enfim, razões do coração!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostava de conjugar esse verbo na 1ª pessoa (eu destralho) mais vezes....é tão dificil, eu me desfazer das coisas..
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Ah, também sou fã do tema! Espaços clean, livres de tralha - é bom para os olhos e para a alma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita e o teu é um dos fantásticos blogs que encontrei e que vai ao encontro daquilo que andava à procura: inspiração para destralhar ;)

      Eliminar
  4. É boa a sensação não é?!
    Destralhar = energias a circular!

    Uma boa semana
    :)

    ResponderEliminar
  5. Neste momento é do que mais preciso na minha casa; DESTRALHAR!!!!

    Vou ali ver se arranjo coragem...

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  6. tambem ando a destralhar as coisas ca em casa

    incrivel como nos faz sentir melhor



    p.s gosto da tua parede:)

    ResponderEliminar
  7. Eu também estou nessa fase, muito! E quando nos inclinamos para este tema (de preferência para ficar) a sensação é igual para todos (pelo menos é o que me parece), tudo mais limpo, claro e, principalmente, arrumadinho.

    Bjs,
    Anabela

    P.S.:Adorei o post

    ResponderEliminar
  8. Olá!! Eu fiz uma limpeza ao meu roupeiro há um ano. E tenho de arranjar coragem para voltar a fazê-lo e ao meu quarto também.
    A estante da sala...precisa urgentemente de ser esvaziada.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  9. Fui criada nessa filosofia "quem guarda o que não presta...", a qual eu completo "... tem a casa cheia de lixo!!!!"
    Bom post, sim senhora!
    Maria

    ResponderEliminar
  10. Pois eu também tenho adoptado algum espírito minimalista na minha vida. O bom exemplo disso foi a reviravolta que dei na minha sala. Sabe tão bem e faz-me sentir ainda melhor. As gavetas cá de casa todos os anos são reviradas - ultimamente são menos e isso só prova que cada vez tenho - e adquiro - menos tralha! Isto de ter sido mãe também me instigou a simplificar tudo o que me rodeia.
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Faltou-me isto: - Gostei muito da foto ;)

    ResponderEliminar
  12. Oi Flor, Eu acho isso muito bom!!!!
    Não gosto muito de ficar guardando coisas.

    Beijos e uma Linda Semana
    Andrea

    ResponderEliminar
  13. Eu não me apego a nada, se não dá pra reciclar e fazer outra coisa, mando direto pro lixo ou dou para quem está precisando!!!

    ResponderEliminar
  14. é verdade acumulamos de mais e gasta-se de mais em coisas que não precisamos concordo plenamente com esse verbo beijocas:)

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Acho que estou precisamente como tu, numa onde de destralhar.
    Penso que termos em casa muita coisa que não nos faz falta nos leva a não ver muitas vezes ou com tanta facilidade o essencial.
    Bora dar um novo rumo ao que não nos faz falta!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Que cama mais linda e a cor da colcha...adorei.
    De vez em quando eu tambem destralho mas gosto de guardar tralha tambem, porque como tu dizes, quem guarda, acha..
    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. olá bricolar podes me dizer de que material é feito a parede da foto ? Achei curioso. gostei imenso do teu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, achei a sua pergunta curiosa pois quando alguém entra neste quarto a primeira coisa que faz é ir observar a parede para perceber de que é feita.

      Bom a minha intenção era que parecesse uma parede forrada a pedra, são placas de esferovite com relevo que pintei com uma cor que eu própria fiz e que me pareceu bem. Não sei se o meu objectivo inicial foi atingido mas de qualquer forma gostei do resultado final.

      Eliminar
  18. Eu concordo, é extremamente importante "destralhar" só tenho pena de ainda não ter tido tempo para o começar a fazer mas talvez seja porque tenho demasiada tralha em casa ;)
    Bem, adoro o teu quarto e o que fizeste na parede :)

    ResponderEliminar
  19. Cantinho lindo!
    Ainda não consegui me dedicar ao quarto, mas acabo de fazer uma reorganização no escritório e a constatação geral: como guardamos coisas!
    Obrigada pela visita ao Artekoisas!
    abraço

    ResponderEliminar