terça-feira, 22 de maio de 2012

Organizar a Roupa

Há dois ou três anos comecei a juntar ao meu guarda roupa uma peça que até então não existia por lá, que são os boleros!? manguitos!? (ou sei lá que mais nomes lhe dão!). 

Agora são peças indispensáveis para mim, porque facilmente se adicionam umas mangas compridas numa blusa de manga curta, ou se adiciona uma meia manga num top de alças ou vestido mais decotado, e o  visual de uma peça altera-se por completo, podendo usar o que tenho e gosto mas sem estar com preocupações em usar sutiãs desconfortáveis sem alças, e de uma forma geral quando uso sinto-me mais confortável e composta.

O dilema era encontrar o tal, "aquele" que eu sabia que tinha mas que com as várias peças no mesmo cabide tinha de correr todo o roupeiro à procura, e os manguitos (aqueles que é mesmo praticamente só as mangas) estavam sempre a escorregar e cair dos cabides... 




Finamente encontrei a solução!! Fiquei tão feliz com a minha descoberta, ainda por cima é um achado tipo «2 em 1», passo a explicar:

1º ) cabides em veludo, resolvem logo problema da roupa escorregar e cair, seguram muitíssimo a roupa.

2º) encaixam-se uns nos outros ocupando um espaço mínimo, posso assim ter todos os meus boleros juntos, um por cabide facilitando a visualização.   










Alguém diria que aqui estão 15 cabides? São 15 peças facilmente acessíveis, todas juntas num espaço mínimo...  

wow!! Gostaria de ter feito antes esta descoberta.


Seguindo a lógica de ter uma peça por cabide usei um vestido por cabide e consegui colocar todos os vestidos, túnicas e boleros a ocupar só 1/3 do roupeiro e esta é a parte mais apertada todo o resto está mais folgado e pode-se facilmente mover as peças.


Uma dica para quem esteja a precisar comprar cabides e precise rentabilizar espaço: evitem cabides de madeira, como vêem pela imagem falo com conhecimento de causa, ocupam o dobro do espaço, se eu precisasse comprar agora iria certamente optar pelos que falei anteriormente em veludo, são fininhos, seguram a roupa de uma forma fantástica, e ainda dá para se encaixarem, fiquei fã!! Podem não ser fáceis de encontrar mas concerteza encontrará outras soluções igualmente boas, que não madeira...

Outra medida que contribuiu de forma significativa para o aliviar do roupeiro foi tirar todas as calças e leggins de ganga dos cabides e coloca-los juntos numa gaveta, ficam mais acessíveis e por estarem todas mais "à mão" e não em cabides com camisas e casacos por cima a tapar, fica mais fácil ver e decidir o que vestir.

 É desta forma que se divide a restante roupa:

Esta não é uma cómoda de quarto comum, fazia parte de uma linha de sala, mandei substituir os puxadores, os pés, e a cor também foi alterada para ficar igual às mesas de cabeceira. Gosto deste móvel (é um matacão, o móvel mais pesado que tenho em casa) mas as gavetas são fundas, e levam muita coisa.

E é isto, com a roupa de Verão fica tudo mais fácil, pior vai ser com a roupa de Inverno...


15 comentários:

  1. Isso é uma excelente ideia, eu para rentabilizar o meu espaço tenho aqueles varões do IKEA que se penduram uns nos outros e já há algum tempo que as minhas calças estão numa prateleira. Agora estou a organizar as gavetas com separadores para as camisolas ficarem todas visíveis. Adorei o post. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. humm gavetas com separadores? como é isso? tens de fazer um post, parece muito interessante ;)

      Eliminar
  2. Olá,

    Gostei muito deste post mas cá em casa uso cabides de madeira. O segredo está em não ter tanta roupa e usar a tal técnica de entra uma, sai outra, ou seja, simplificar.

    Um dia ainda faço um post sobre o meu roupeiro e outra forma de colocar as calças sem ser por baixo de outra roupa ou numa gaveta.

    Gosto muito da organização da minha roupa porque chega a estar arrumada por cores! Também não preciso de andar a tirar ou a guardar roupa de inverno, por exemplo, tenho tudo disponível, todo o ano.

    Agora só falta mesmo juntar algum dinheiro e aproveitar os saldos para comprar roupa com qualidade (que eu antes só comprava porcaria) e ir actualizando os trapinhos. Ah e já agora deixar de me vestir mal só porque trabalho a partir de casa.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anabela eu também uso os cabides de madeira, mas só porque já os tenho porque para quem tem problemas de falta de espaço (que é o meu caso) não são os indicados.

      Em relação às calças, em solteira o meu roupeiro era maior e tinha prateleiras, é mais prático arrumá-las nas prateleiras, mas como não tenho têm de ficar na gaveta, há também os calceiros e até cabides específicos para calças mas por enquanto não me atraem.

      Também gostava muito de não andar sempre a tirar a roupa de Inverno e Verão, mas o meu roupeiro é pequeno ou então sou eu que tenho muita coisa ;) E concordo contigo a palavra de ordem é simplificar, eu não falei nisso neste post (falei do anterior) mas retirei também alguma roupa que não uso, isto é também uma operação "destralhar" e o lema é: quanto menos melhor...
      Fico então à espera de ver o teu post :)
      beijinho

      Eliminar
  3. olá, ideias excelentes na organização dos roupeiros... O meu problema(dos grandes) é que os meus são muito, muito pequenos, vale-me o sotão que tenho para guardar as coisas e alterar verão/inverno... ai se eu tivesse espaço...... jinhos xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai ai se eu tivesse um closet, ou um roupeiro xxl isso é que era ;)
      ah e eu não tenho sótão por isso tenho mesmo de rentabilizar espaço.

      Eliminar
  4. Que bacana..nunca vi esses cabides por aqui, mas vou tentar comprar já que estarei montando 2 guarda no ap novo e quero tudo prático..beijusss

    ResponderEliminar
  5. Excelente post! Por acaso os meus cabides são quase todos em madeira e sim é verdade que a roupa escorrega. O que vale é que a roupinha de mulher tem quase sempre aquelas fitinhas que evitam situações dessas.Nunca vi esses cabides de veludo à venda, mas parecem-me ser uma ótimos.
    Roupa de inverno e verão está toda disponível e dividida (roupa de inverno para um lado e de verão para outro). As calças tenho-as penduras porque ficam mais direitinhas.
    Mas fiquei muito curiosa em relação a algumas ideias que aqui foram partilhadas por leitoras e gostaria muito de ver e ler as suas próprias dicas em relação a este assunto. Gosto sempre de aprender e simplificar :)
    Obrigada e beijinhos

    ResponderEliminar
  6. adorei grande sugestão beijinhos:)

    ResponderEliminar
  7. Deixei-te um miminho no meu blogue. Vai lá ver se o queres! beijinho

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante da organização! :)
    Eu também deixei de usar cabides de madeira, tenho usado de plástico porque, para ser sincera tenho pouca roupa e são poucas as peças que costumo pendurar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Adorei essa ideia dos cabides, realmente á peças que andam sempre a escorregar, esses são mais práticos. Gostei.
    Beijocas Pinta

    ResponderEliminar
  10. Onde eu arranjo esses cabides? Adorei a ideia! :) As calças tenho todas penduradas! 2 por cabide! Acho que ficam mais direitinhas e fáceis de ver!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi numa loja local daquelas que tem tudo e mais alguma coisa para a casa, não é nenhuma loja assim conhecida... e agora já lá passei muitas vezes para comprar mais e nunca mais encontrei estes cabides...

      Eliminar