quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reutilizar rolhas de cortiça!

Durante muito tempo se nos falassem em cortiça a imagem que nos surgiria imediatamente seria: Sobreiro, rolhas!

Nos últimos anos a cortiça tem sido utilizada de forma excepcional e podemos encontrar variadíssimos objectos realizados em cortiça, desde chapéus de chuva, malas, carteiras, cintos, sandálias, candeeiros, almofadas, bijuteria,  eu que gosto de ver, perco-me e fico a apreciar, para mim é arte, limito-me a olhar e a repetir um «tão giro!» porque os objectos que normalmente não me importava de ter em casa por serem muito originais tem preços para mim proibidos mas reconheço o seu justo valor.

Reuni algumas fotos e vejam se a "arte" afinal não está acessível a todos, basta para isso guardar rolhas, e por isso a única regra obrigatória é mesmo não enviar rolhas de cortiça para o lixo, podem não ser aqueles artigos espectaculares que apreciamos em algumas (poucas) lojas mas serão concerteza objectos simples feitos com uma matéria prima tão nobre e como tudo o que é realizado por nós tem muito mais valor, ficam as ideias e os respectivos link's da origem das imagens:

Coração 
imagem: via



Tapete de rolhas, são necessárias muitas mas não tantas como parece, elas são cortadas ao meio
imagem: via


Acho esta ideia o máximo, recorte a letra em papelão e depois cole as rolhas, lindo!
imagem com passo-a-passo: via


Agora que se aproxima o Natal, estas árvores são amorosas...
imagem: via

bases para copos muito originais
imagem: via

Para quem gosta de corações, nunca são demais
imagem: via

Bandeja forrada com rolhas, facilmente se consegue dar um visual novo num tabuleiro sem graça
imagem: via



 E uma cortina feita com rolhas, é muita rolha não é? Haja vinho!
imagem: via

Porta chaves mais simples impossível!
imagem: via

Precisa de puxadores novos? rolhas de vinho espumante!
imagem: via

Mural de recados
imagem: via



Esta é muito fácil de reproduzir, basta um frasco de vidro e um copo dentro do mesmo com a vela e entre um e outro colocar as rolhas, acendem-se as velas e tcharannn!
imagem: via

As duas ideias que se seguem escolhi por serem funcionais, quantas vezes compramos aquelas protecções para colocar debaixo das cadeiras? Já se tinham lembrado da cortiça?
imagem: via

E por último uma função diferente, fazer carimbos!
imagem: via


Vale tudo menos deitar fora rolhas de cortiça!

15 comentários:

  1. As árvores de natal estão fantásticas ;)
    Obrigada pela partilha!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Tenho pavor de riscos no chão e achei muito boa ideia pôr cortiça por baixo dos pés das cadeiras.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Me encantei pelo coração e o tapetinho.

    Bjs


    Gélia

    ResponderEliminar
  4. Aqui em casa guardo-as sempre. Ainda há pouco tempo fiz uma base para colocar tachos na mesa e ficou impecável.
    Cortar as rolhas é que não é nada fácil, já li algures que têm de ir ao lume com água e deixar ferver uns quantos minutos, mas nunca experimentei fazer.
    Nunca tinha pensado em usá-las como protecções nas cadeiras ;)

    ResponderEliminar
  5. Ideias giras, as minhas são colocadas no frasco com álcool e depois servem de acendalhas.

    ResponderEliminar
  6. Existe uma outra funcionalidade muito boa e que tenho utilizado aqui em casa, que é utilizar as rolhas como acendalhas! Para isso tens de ter as rolhas num recipiente com alcool e quando precisas é só tirar 1!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  7. Dudu e Mamã Martinho que excelente ideia, essa não sabia!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Tão fofas as árvores de natal! Nunca tinha pensado em reutilizá-las dessa forma. Na minha lista está a base para pratos e copos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Minha nossa,mas jamais imaginei que se podia fazer tantas coisas lindas assim com rolhas,só de pensar que sempre jogo fora...uma pena,fiquei mesmo louca pelo coração..lindissimo.
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  10. Costumo guardar as rolhas de cortiça tal como faço com as de plástico, para reciclar, mas aqui na zona não conheço nenhum local onde entregá-las, FELIZMENTE, que ainda as tenho...
    Tantas ideias, alguma irei por em prática de certeza.
    Obrigada, pela partilha...
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Belas ideias!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Muito boa as idéias! com certeza irei tentar.

    ResponderEliminar