quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Máquina de lavar loiça

O "drama" da máquina de lavar loiça continua... A minha máquina é Zanussi de encastre total e tem 10 anos mas são mais os meses em que não trabalha. 
O problema da máquina persiste à uma data de anos, já perdi a conta aos arranjos e às vezes que tivemos de a tirar do local, já levou peças cujo valor quase dava para comprar outra nova, ela tanto está a trabalhar certinho 2 ou 3 meses como de repente deixa de funcionar e fica outros tantos sem dar sinal... Já foi arranjada por 2 técnicos diferentes e o último eu ligava-lhe tantas vezes que até já sentia vergonha de andar sempre a chatear e acho que ele também já nem sabia bem o que fazer, dizia, deve ser "isto" e levava a peça, passado um tempo deve ser "aquilo" outra peça e andamos nisto...


Quero comprar outra, porque já não acredito que esta tenha solução, tenho pena de ter gasto tanto dinheiro com ela mas também não vou ficar agarrada a isso.

O facto de ser de encastre total encurta o leque de oferta e os preços são mais elevados também, estou indecisa entre Siemens e Balay (pertencem ao mesmo grupo) mas tem uma diferença de cerca de 300€ a separá-las, sendo a Siemens a mais cara.
Tenho em mente o ditado «o barato sai caro», mas por outro lado nem sempre o mais caro é melhor e também há relatos de pessoas que optaram pelo mais caro e continuaram mal servidas, o que queria mesmo era uma máquina que cumprisse independentemente de ser mais cara ou mais barata, que lave BEM a loiça só isso!

Todas as marcas e representantes dizem que as suas marcas cumprem mas do dizer ao fazer...

Nada como saber experiências reais, gostava que me dessem opiniões, se tem máquina de lavar loiça, se estão satisfeitas e quais as marcas.

Conto com as vossas opiniões/experiências.


23 comentários:

  1. A minha máquina é da Phillips Whirlpool e não é de encastrar. Já tem 13 anos, lava normalmente umas 3 vezes por semana e avariou uma única vez, mas uma coisita de nada. O técnico que a foi reparar disse (não sei se é assim, vale o que vale): As máquinas de marca branca são tão boas como as de marca conhecida, as peças são a mesma, só leva o logotipo da marca por fora... Beijo

    ResponderEliminar
  2. Ola
    Percebo perfeitamente a dúvida.Mas não acho que o mais caro seja sempre o melhor. Eu tenho uma maquina de lavar roupa da marca Orima com mais de 10 anos, na altura foi muito mais barata que outras marcas e estou muito bem servida. Em relação á maquina de lavar loiça, tenho em Portugal uma ariston que nunca me deu problemas,e lava bem, aqui tive uma bosch que foi cara e não acho tão boa.Mas tive um combinado da marca ariston que saiu uma valente porcaria, deu o berro em pouco tempo.
    Pos vezes tambem é uma questão de sorte, mas em concreto, qual é o problema da tua máquina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não chego a perceber o problema da máquina, ela agora trabalha 2 min e pára, nem chega a entrar água para dentro, houve uma altura em que trabalhava horas a fio e senão a desligasse não parava. Já levou duas vezes o programador e mais umas peças que tem a ver com a entrada de água na mangueira, e mais algumas coisas que não sei explicar. É estranho porque ela tanto pode estar a trabalhar muito bem como de repente fica meses assim... não se percebe.

      Eliminar
    2. Não entendo muito de máquinas de lavar,mas a que tenho faz cerca de 11- 12 anos funciona de maravilha.A maior parte das vezes nao tem sal(descuido meu),é da fagor e é azul ,como não cabia por baixo do balcão retiramos a parte de cima(ninguém diz que lhe falta a tampa),o combinado que tenho tb é da fagor faz cerca de 5 anos e sem reclamaçoes(mudo as temperaturas comforme a epoca do ano sem complicar).No entanto não tenho boas referencias das que sao digitais.

      Eliminar
  3. boa tarde,

    sempre pode comprar em segunda mão, eu comprei uma a um ano e até agora não tenho razão de queixa! tem vários sites de leilões que vendem máquinas praticamente novas e mais baratas!

    ResponderEliminar
  4. Este fim de semana a worten está a fazer a promoção de 20% de desconto em talão, em todos os produtos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina, por acaso não era para comprar na worten, mas sendo assim 20% é de aproveitar! Obrigado!

      Eliminar
  5. Olá.
    A minha máquina da louça vai fazer 3 anos. É uma Bosch (também pertence ao grupo Siemens) e custou 389€. Não é de encastrar. Estou bastante satisfeita com ela, nunca me deu qualquer tipo de problemas. Concordo quando se diz que muitas vezes é uma questão de sorte... Uso a máquina 1 a 2 vezes por semana, normalmente no programa ECO, que dura cerca de 30 min e a louça sai impecável. Não sei se também terá alguma coisa a ver com as pastilhas ou detergente que se usa, mas eu nunca coloquei sal, meto só a pastilha (resido numa zona em que a água é bastante macia). Já usei "Calgonit" porque na altura vieram umas amostras com a máquina, mas desde há muito tempo que uso "Sun All-in-one", e vou continuar a usar durante bastantes meses, pois apanhei uma promoção muito boa e fiz um super stock.
    Para o dinheiro que já gastou com os arranjos da máquina e para as dores de cabeça derivadas da incerteza de pensar "será que ela agora vai trabalhar?", penso que é mesmo melhor investir noutra máquina que funcione sem problemas sempre que quiser. Só é pena que as de encastrar sejam mais caras que as normais...

    Lilla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu experimentei muitos detergentes, e os resultados às vezes variavam, mas a máquina tem mesmo algum defeito porque umas vezes lavava muito bem e outras eu tinha de lavar tudo (mesmo tudo) novamente.
      De cada vez que a mando arranjar há sempre aquela incerteza como disse "será que ela agora vai trabalhar?" há sempre essa interrogação...

      Eliminar
  6. Olá :)

    Podes ver aqui a minha opinião:

    http://cronicasdeumamae.blogspot.pt/2011/04/maquina-de-lavar-loica-claro-que-sim.html

    Estou muito satisfeita com a minha e lava muito bem, para além de ser muito económica, gasta no programa eco, apenas 9L.

    Espero ter sido útil.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de ler a tua opinião e chamas-te a atenção para um ponto importante, realmente o consumo de água deve ser tido em conta, deixaste-me a pensar... a Balay tem uma máquina de encastrar também com consumo de 9L e a outra 14L, pena que a maioria das máquinas apresenta consumos de 12, 14L
      bjs

      Eliminar
  7. Pois é Paula nestas alturas dava jeito ser sócia.

    Vamos lá ver, espero que sim que a próxima máquina não me desiluda ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Tenho uma máquina Zanussi à cerca de 3 anos e até agora nunca tive problema nenhum.
    Lava uma ou duas vezes por semana.
    Fui à Worten e disse as carracteristicas que pretendia, quantas vezes vai lavar por semana, programas de 30mn, etc. E indicaram-me duas ou três marcas de valores diferentes e eu escolhi...
    Espero ter ajudado.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  9. Olá,
    Este fim de semana na Rádio Popular na compra de qualquer eletrodoméstico, devolvem o dinheiro do IVA.
    Sou sócia da DECO, se necessitar de ajuda, disponha.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, será que existe alguma avaliação às máquinas de lavar loiça de encastre? A Balay será uma boa escolha?

      Eliminar
    2. Olá!
      Vou consultar a DECO a ver se existe algum estudo a esse respeito.
      Depois digo-lhe!

      Eliminar
    3. Olá!
      Consultei a DECO: um estudo recente demonstra que a escolha acertada sem encastre é a Balay mas com encastre é a Fagor.
      Deixo-lhe o seguinte link:

      http://www.deco.proteste.pt/comparar-e-poupar/eletrodomesticos/maquinas-lavar-loica/teste-maquinas-lavar-loica

      Espero ter ajudado!

      Eliminar
    4. Obrigado Margarida, menos mal... por aqui não encontro a Fagor de encastrar mas a Balay já encomendei hoje.
      bj

      Eliminar
  10. Olá, eu tenho máquina de loiça, aliás tenho mais do que uma.....porque tenho um apartamtenro meu alugado e precisei de comprar uma para lá também, de encastre. Fui a uma loja em mem martins, que vendem electrodomésticos com pequenos defeitos, mais baratos. Se quiseres depois dou-te os contactos. Tive 40% de desconto sobre o preço de venda ao público numa loja qualquer, é bom, mesmo assim, por ser de encastre saiu bem mais cara do que a que tenho aqui, é da indesit e trabalha mesmo bem, adoro-a mas não é de encastrar. Gasta pouco, tem eficiência A+ e custou-me cerca de 400€ na Worten, no ano passado, ainda deve haver deste modelo.
    Boas compras e espero que fiques satisfeita desta vez!

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma siemens há 15 anos e lava todos os dias louça...foi cara, mas estou satisfeita!

    ResponderEliminar
  12. Olá

    Eu uso uma balay há cerca de 3 anos, nunca, mas nunca mesmo me deu o mais pequeno problema. Lava todos os dias, lava tachos, panelas, copos, caixas herméticas, ou seja lava tudo... Desde que tenha sal e o detergente a loiça sai sempre bem.

    Sinceramente não sei se compensa gastar mais dinheiro só por causa da marca. na altura em que remodelamos a cozinha estivemos indecisos entre electrodoméstico balay e bosh, sendo que a segunda eram bem mais caros, mas tendo em conta que as peças são dos mesmos fabricantes, optamos pela balay uma marca mais barata e com óptima qualidade, assim tenho o forno, o microondas e a maquina da loiça dessa marca e nunca me deram nem um problema :)

    ResponderEliminar