quinta-feira, 12 de abril de 2012


29 comentários:

  1. Eu desde que fui mãe e tendo ficado em casa, comecei a achar que existia muita roupita do Tiago que, com uns reajustes, ainda dava para ser usada mais vezes. Comprei uma máquina de costura, aprendi a coser à máquina e desde então faço imensos reajustes, quer nas roupas dele, quer nas minhas, nada de especial, mas que me dá imenso gozo fazer e acabo por não ter que dar ou vender tanta roupa. Não tive ninguém que me desse roupa usada, mas se tivesse, aceitava de bom grado. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como tu eu também tenho máquina de costura e faço ajustes em roupinhas dela (e minhas) e o jeito que me tem dado a máquina, a melhor compra dos últimos tempos sem dúvida :)

      Eliminar
  2. Quando a minha pikinita nasceu, também tive muita roupa usada (em muito bom estado) dada por amigas, familiares e até vizinhas da minha sogra. Claro que também ganhou muita coisa nova.
    Para além de roupa, emprestaram-nos muda-fraldas, banheiras, cama de grades, tapetes de actividades, espreguiçadeira, esterilizador de biberons, etc...
    É tudo dinheiro que se poupa e tal como tu, não tenho preconceitos de aceitar coisas usadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a minha nasceu eu não tive essa sorte, tive de comprar tudo, cama de grades, cadeira papa, andarilho, banheira, e todos aquelas coisas que fazem falta.
      Por isso estou a adorar não ter que gastar tanto dinheiro em roupa agora.
      E assim posso investir mais em calçado de boa qualidade por exemplo e poupar ;)

      Eliminar
    2. Pois eu, quando nasceu o meu filho mais velho, também não tive essa sorte, tive de comprar tudo mas depois também guardei tudo e quando nasceu o mais novo poupei bastante. Quando deixei de usar certas coisas dei a uma cunhada e acreditem que ela uso e depois ainda deu à irmã. Isto é que chamo de dar bom uso às coisas!

      Eliminar
  3. Eu também aceito tudo o que me posaam dar ou emprestar. Felizmente tenho uma amiga que tem uma menina 1 ano mais velha que a minha e me em+resta bastante roupa, desde o inicio. Eu agradeço. Também não tenho qualquer preconceito em relação a isso e não me posso dar ao luxo de recusar nada...
    E também já estou a emprestar roupita da minha Maria a uma amiga que vai ser mamã em Junho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois isto é um ciclo, recebo e depois também passo para a minha sobrinha que é dois anos mais nova que a minha filha :)

      Eliminar
  4. A minha filha tb foi a primeira bebé depois de muitos anos na família que ainda por cima é maioritariamente de homens!
    Portanto, toda a roupa dela é nova, infelizmente não tenho ninguém que me dê roupa muito pelo contrário, sou eu que a dou ás filhas das minhas primas... Bem sei a despesa que é, principalmente na mudança de estações. Tento sempre comprar roupa que dê pelo menos para por ex. 2 invernos, 2 verões, fazendo bainhas mesmo em fatos de treino, e dobrando a manga em camisolas e optando por calças e saias com elástico regulável por dentro, coisa que à medida que vai ficando mais velha é mais difícil de encontrar, visto que é mais usado em bebés e crianças pequenas e ela já tem quase 8. Depois tb tenho muita dificuldade em encontrar roupa para ela pq é barrigudinha e detesta calças com botões e fechos, prefere tudo com elásticos e se enquanto bebés é o que mais se encontra, quando crescem é muito difícil de encontrar calças de ganga com elástico na cintura, ou saias elásticas na cintura. Quando deixa de servir normalmente é logo na anca e quando assim é, nada a fazer, quando é no comprimento ou deito a bainha abaixo ou faço um acrescento. Quando eu era miúda adorava quando me davam sacadas de roupa, era melhor do que ir á loja compra-la pq nunca vinha de lá tão carregada nem com tanta diversidade!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sissamar eu percebo tão bem quando dizes: "foi a primeira bebé depois de muits anos na família" ;)
      Quando não tinha quem desse tal como tu procurava comprar sempre em saldos a pensar naquilo que lhe serviria no ano a seguir.
      E isto de receber sacadas de roupa faz-me recuar às minhas memórias de infância e de como eu gostava de começar a tirar a roupa do saco e experimentar tudo o que lá vinha :)

      Eliminar
  5. Na minha altura tb era assim, lembro-me q roupa nova era smp nos anos e pouco mais. por isso, eu tb aceito roupa, a minha irmã tem um menino com 6 e uma menina com 4, e foi smp guardando tudo dos filhos dela. qd eu tive a G. "herdámos" praticamente td: cama, carro, roupas, sapatinhos, berço...e por ai... só comprei, das coisas maiores o móvel da banheira (e mm assim ofereceram-se p pagar metade). foi uma poupança brutal. Comprei-lhe muitas roupinhas tb pq não resisti, mas sempre nos saldos ou em 2ª mão, peças a 4-6 ou 8€... mais do q isso não dou... mm pq faço eu tb a roupa para ela qd quero,como tenho mostrado lá no blogue.
    www.almadmae.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teres herdado tudo isso foi realmente muito bom porque se gasta muito dinheiro nessas coisitas e que às vezes até se usam durante pouco tempo...
      Já espreitei as coisinhas que fazes, eu também gosto muito de transformar e fazer novas peças :)

      Eliminar
  6. Eu concordo com o dar roupa, sinceramente, ainda por cima com pequenos, a roupa deixa de servir praticamente nova, não faz sentido deitar fora. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ei! Eu não te dei essa camisola rosa da H&M que tens aí :) A minha filhota tem uma igualzinha que deixou de servir.

    Felizmente também recebo imensas roupas de menina, dá um jeitão! Por enquanto vou guardando tudo. Tenho espaço no sotão, e se a família aumentar não terei de comprar praticamente nada.

    ResponderEliminar
  8. Em casa praticamente,meus pequenos só usam roupa de marca japonesa "roupas kimidero"...rsrs...
    Acho muito caro roupa de criança,tem calça de criança que custa mais que uma de adulto, e gastam bem menos pano,né?
    Compro uma peça ou outra,as roupa para o dia a dia a maioria são ganhadas e sempre em bom estado.Eu não tenho frescura não,e até repasso prá minha sobrinha as da minha filha.
    Somos sábias.
    Besitos

    ResponderEliminar
  9. Quando o meu pequenino nasceu fiz questão de comprar tudo novo e não queria roupa emprestada...agora refelectido penso que foi a inexperiência que me levou a precipitar a comprar coisas que quase não tiveram uso e que poderia ter aceite de outras pessoas. Agora aceito tudo! Tenho uma amiga que me empresta muita roupa do sobrinho e eu empresto-lhe a roupa do meu filho. Tem que ser assim senão não há dinheiro que aguente! Bjocas

    ResponderEliminar
  10. Olá!!!!
    É mesmo uma grande poupança quando temos alguém que nos dê roupa para os filhotes!! Eu, de momento, não tenho ninguém que me dê e sinto diferença, pois houve uma altura em que trabalhei com uma colega que tinha uma filha mais velha que a minha e que me dava muita coisa e poupei tanto dinheiro!!!!! E a princesa tinha tanta coisa e também alguma guardada anos à espera!
    Agora acabou-se a poupança porque estamos longe e com pouca relação, mas ainda consigo poupar uns trocos porque aproveito muitas peças baratinhas de final de stock (3, 4 e 5 euros mtas vezes) e compro logo para idades maiores (daí a 2/3 anos...). Depois guardo e, quando serve, tiro da arca!
    Com o Simão tb faço assim!
    Mas as roupas deles, passam diretinhas para os meus sobrinhos. E a minha irmão poupa bastante!

    ResponderEliminar
  11. Apesar de não ser mãe não posso estar mais de acordo com a tua forma de pensar. Ainda hoje chega-me às vezes a casa roupa usada, mas que está muito estimada e eu não me faço rogada. Se gosto fico com ela e visto-a. Não tenho nenhum preconceito em relação a roupa usada, nem aos lugares onde se compra a roupa.
    No poupar é que está o ganho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Não posso estar mais de acordo contigo. Não tenho filhos, mas aproveito roupa usada para mim. Muitas vezes quase nova e de qualidade que eu não compraria. Faço algumas modificações quando é necessário.Quando é mais usada aproveito para trazer essa roupa em casa, pois em casa senão sair ou tiver visitas, aproveito para usar até ao fim as peças que acho que já não estam em condições. Em criança a minha mãe aproveitva roupa dos primos, da amigas, tudo que que davam. Ainda hoje aproveitam muita roupa para ela e para o pai, como trabalham na agricultura não necessitam de andar de roupa nova sempre, e assim é que conseguem poupar dinheiro, para terem dois filhos a estudar fora de casa ao mesmo tempo.

    Gosto muito do blog.
    Beijinhos
    Inès Pereira

    ResponderEliminar
  13. Eu também aceito e uso roupa usada, quer para mim quer para a L.Também dou muita minha quando já não uso.Da L.guarda toda pois pretendo ter outro filho e também tenho uma irmã com ideias e vou ter de lhe emprestar:P.Talvez por isso é que costumo dizer que os filhos não ficam caros, os pais é que os fazem caros...aproveito tudo que me dão para ela:)
    bj

    ResponderEliminar
  14. Por aqui idem! A minha princesa usa praticamente só roupas usadas, que minhas amigas dão :))

    ResponderEliminar
  15. Bem temos muito em comum também comprei uma cama individual que logo de seguida teve de ser substituída, o carrinho bem caríssimo as roupas até aos dois anos usou tudo dos primos rapazes mas adoro ver as meninas de azul deu muito jeito só a partir dos dois anos e meio é que foi para a escola e ai comecei a comprar mas tenho reutilizar agora tenho umas calças que estão curtas vestiu uma vez vou inventar alguma coisa temos que poupar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Eu posso dizer que desde que o meu filho nasceu, não devo ter gasto mais que 100 euros em roupas, ele vai fazer um ano, e veste roupa giríssima que uma amiga minha mãe de gémeos me dá por isso tenho roupa a dobrar, calçado é as caixas de fraldas cheias, pois também lhe dão muita coisa. Muita coisa ainda vem por estrear , e o meu filho nem consegue dar uso a tudo.
    Não tenho problemas nenhum em aceitar, muito pelo contrário até agradeço.

    ResponderEliminar
  17. Olá:)

    Engraçado que comigo passou-se o mesmo. A minha mãe pouca roupa comprava, a não ser no Natal e na Páscoa, somos 4 irmãos (2 rapazes e 2 raparigas) e a roupa de uns dava para os outros e era quase toda dada. Ainda hoje visto roupa que a minha irmã me dá.
    Com o meu filho a mesma coisa; vestiu muita roupa de primos e filhos dos meus patrões. Sempre aceitei e aceito tudo o que me dão. São roupas boas e são sempre alguns euros que se poupa.
    Fico muito feliz, tal e qual uma criança, quando me oferecem roupa tanto seja nova ou usada:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Eu tambem faço o mesmo.
    Tenho guardado coisas da minha Finalista que já serviram para a aprendiz e que agora servem para os Feijõezinhos.
    Se me dão roupa eu tambem aceito tanto para mim como para a Aprendiz, e quando a que temos já não nos serve tambem costumo dar.
    jocas

    ResponderEliminar
  19. Como já referi anteriormente, infelizmente nunca tive ninguém que me desse nada mas em contrapartida eu dei-te tudo o que é dos meus filhos. Neste momento tenho na minha garagem (foi uma das tarefas de arrumação da Páscoa) 9 caixas e 7 sacos de 50l de roupas e roupa de cama de bebé para ir doar a um centro de emergência infantil cá da minha zona. Infelizmente nem toda a gente pensa como nós, tenho uma cunhada que me disse logo "nem pensar o meu filho ir para o infantário com roupa usada" e olhem que é uma pessoa que ganha o salário mínimo!

    ResponderEliminar
  20. Aqui também aceito roupas para meus pequenos. E muitas vezes eles ganham roupas de marcas que eu também não compraria por serem muito caras. tenho um menino e uma menina e a menina é mais difícil receber roupas porque na família ela é a única no meio de seis meninos e minhas amigas só tem filhas muito maiores ou muito menores! No inverno, principalmente, usam muito tricô feito pela vovó e por mim, além de roupas que nós mesmas costuramos.também tenho hábito de doar o que não serve mais aos meus.
    Acho que essa prática de nossas mães está retornando e acho muito bom!!!
    Beijos e bom final de semana!
    Carla pathy
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Verdade! Tão giro ler este post... Lembro-me desse hábito de outros tempos, de transferir roupa de primos e irmãos para os mais novos. Acreditas que sempre mantive esse hábito até hoje? Verdade. Mais no âmbito do receber, porque noto realmente que a maior parte das pessoas tem preconceito em usar roupa usada e também porque eu gasto a roupa até ao fim, ficando depois imprópria para voltar a dar. Mas não exagero se disser que 90% ou mais da minha roupa e da do meu filho, é dada. A maioria usada, outra comprada para oferecer nova e até temos as tais peças de marca que referiste e que também não compramos por ser demasiado cara. E felicidade da felicidade, encontrei uma senhora a quem tenho dado a roupa do meu filho, que fui guardando sempre e se encontra tão agradecida como eu por lhe ter sido ofertada. Sinto-me tão abençoada com este poupar de dinheiro e por não desperdiçar aquilo que ainda está em perfeitas condições. E tudo o que é dele, como o carrinho, a cama, etc., guardei à espera de quem precisasse e tem aparecido quem precise e esteja a aproveitar. Claro que tinha tudo guardado à espera do mano dele, mas como essa hipótese já se excluiu (buááá!!!) há que abençoar outros. Desculpa o comentário tão longo, mas não resisti a concordar contigo e a partilhar aquilo que me faz tão bem. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  22. Tenho 3 filhotes, a diferença de idade é de 5 1/2 anos do mais velho para o do meio, e de 4 anos para o mais novo. Do mais velho para o do meio, a coisa ainda vai, mas do meio para o mais novo já não vai tão bem, as nodoas que teimam em não sair são uma dor de cabeça.
    No meu local de trabalho, praticamente todas temos filhos, e também vamos aproveitando e rodando a roupa umas pelas outras :-)
    É uma bela forma de poupar! :D

    ResponderEliminar